1957/09/07 - Primeiro Jogo do União Desportiva Vilafranquense

A mitíca primeira equipa do União Desportiva Vilafranquense
Voltou rolar a bola.
Depois de 60 dias de inactividade, os campos de futebol voltaram a ter o colorido e o movimento das grandes pugnas desportivas. Duas festas de homenagem, a par de dezenas de jogos particulares, foram no último domingo um belo aperitivo para os entusiastas do Desporto-Rei.

Oficialmente, sé no próximo domingo se jogará futebol, mas, a exemplo dos clubes grandes, Vila Franca de Xira principiou a epoca de 1957-58 da melhor maneira. A direcção da nóvel colectividade da nossa terra União Desportiva Vilafranquense, resolveu e muito bem apresentar, em ante-estreia oficial, aos seus associados e desportistas em geral, a sua turma principal de futebol.
A equipa, que vem a ser preparada pela competência do conhecido técnico José do Carmo, teve como adversário o "onze" de honra do Atlético Clube de Portugal, ainda a última época pertencendo aos maiores do futebol nacional.
Pretenderam os corpos directivos do «União Vilafranquense», receber os seus ilustres convidados, como é apanágio dos actos solenes da nossa terra e, assim quando os desportistas lisboetas chegaram à Praça Afonso de Albuquerque estralejaram muitos foguetes e morteiros.

António José Vidal Baptista, 1º Presidente do União Desportiva
Vilafranquense. Foto: Mensageiro do Ribatejo
No salão nobre dos Paços do Concelho, literalmente cheio por entusiástica massa de desportistas, foi recebida a comitiva do “Atlético” pelo ilustre Vilafranquense sr. dr. Vidal Baptista, na sua qualidade de presidente do “União Desportiva” e representando, na sua ausência, o sr. presidente da Câmara Municipal.
Na mesa de honra sentaram ­se os srs. dr. Vidal Baptista, que tinha à direita o ilustre presidente do Atlético sr. dr. José Correia Guedes, e à esquerda o sr. Benjamim do Patrocínio Leitão, presidente do Grémio do Comércio local.
Depois de vivamente saudados pelo sr. dr. Vidal Baptista que, repassado de emoção, num breve improviso, lamentou a infelicidade do Atlético, com a baixa de divisão, agradeceu em nome de Vila Franca de Xira a maneira cativante como os visitantes, padrinhos do novo clube da nossa terra, acederam a tal deslocação.
Seguidamente o sr. presidente do Atlético, manifestando o seu agrado pela visita, agradeceu, em nome do seu clube, as palavras dirigidas pelo orador cessante, manifestando o desejo de que, num futuro muito em breve, os dois grupos se voltem a defrontar, mas na disputa do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão, posição a que tem direito o futebol de Vila Franca de Xira. Ambos os oradores foram entusiasticamente aclamados, tendo-se no final erguido vivas ao Atlético Clube de Portugal e a Vila Franca.

Atlético - Vilafranquense

Pelas 17 horas, no Campo do Cevadeiro, que já apresenta algumas remodelações nos benefícios introduzidos nas suas instalações, e com uma numerosa assistência, entraram a par, calorosamente aclamados, os dois grupos - Atlético e Vilafranquense - que, juntamente com a equipa de arbitragem, chefiada por Salvador Garcia, da Comissão Distrital, saudaram as entidades oficiais.
Benjamim Silva, defesa central e primeiro capitão
do União Desportiva Vilafranquense
Seguidamente desceram ao rectângulo as direcções de ambas as colectividades, e ainda o sr. Silva Santos, mui digno secretário permanente da A. F. L. Aí, os presidentes das direcções dos dois clubes trocaram lembranças, tendo Vila Franca ofertado um artístico galhardete, sendo retribuído com uma linda e valiosa salva de prata.Benjamim Silva, Primeiro Capitão do União Desportiva Vilafranquense Dando início à partida os dois grupos formaram: Atlético - V. Cunha; Tomé e Barreiros (cap.); Rui Maia, V.Lopes e Fonseca; Duarte, Martinho, Sérgio, Mega e Espiga Lopes. Vilafranquense - Dionísio; Benjamim (cap.) e Arnaldo; Inácio, Soares e Feliciano; M.Matos, C. Alberto, Torrão, E.Santo e Graça. Por a equipa vilafranquense se apresentar de braçadeira negra, em sinal de sentimento pela morte do pai do atleta Torrão, foi guardado um minuto de silêncio, antes de principiar o encontro.




Em ambas as turmas se notou a maioria de elementos jovens, bem preparados fisicamente. Logo de inicio as equipas lançaram-se ao ataque procurando marcar ascendente e, assim, a coroar uma insistência do seu sector atacante, Graça, dos locais, fez funcionar o marcador, resultado que se manteve até final do primeiro tempo, apesar de algumas perdas de ambos os contendores.
José Correia Feliciano um dos capitães
No segundo tempo os visitantes, no primeiro quarto de hora, dominando ligeiramente, conseguiram igualar o marcador por intermédio de Tó Pereira, que entrara a substituir Duarte. A reacção dos locais não se fez esperar, faltando-lhes a serenidade para desfazerem o reduto defensivo dos alfacinhas, e o encontro terminou com o honroso empate para os vilafranquenses.
Na equipa desta vila destacamos o trabalho de Benjamin (em grande plano), Soares e, por vezes, Graça e Feliciano. Os outros, longe do seu melhor. Nos "alcantarenses" Vítor Lopes, Martinho, Rui Maia, Barreiros e Sérgio brilharam a espaços numa equipa que evidenciou falta de ligação.
A arbitragem, sem reparos, beneficiou da correcção do jogo

Campeonato Distrital da 1ª Divisão

Efectuado na última semana, o sorteio para o Campeonato Distrital da 1ª Divisão, ao qual concorrem 10 clubes, prova que apurará 6 equipas que disputarão a prova seguinte com referência ao Campeonato Nacional da 3ª Divisão, a equipa terá por adversários, neste princípio de época, os seguintes grupos: 1º dia: Alhandra Sporting Club; 2º dia: SPORT GRUPO SACAVENENSE - OFICIAL; 3º dia: Sport União Sintrense; 4º dia: Casa Pia Atlético Clube; 5º dia: Clube Futebol Benfica; 6º dia: Palmelense Futebol Clube; 7º dia: Futebol Clube Alverca; 8º dia: Sport Lisboa E Olivais, e 9º dia: Operário Lisboa.
Temos assim, amanhã, um dos melhores pratos regionais - Vila Franca e Alhandra - Fazemos votos para que dentro e fora do rectângulo os desportistas se respeitem para o bom nome do Futebol Nacional e do nosso concelho.

Futebol Particular

António da GRAÇA de Deus, conhecido popularmente por 'Campainhas'
marcou o 1º golo da equipa sénior de futebol da União Desportiva Vilafranquense.
Foto por: José Ceitil
A convite do grupo local, deslocou-se, no passado domingo, a Rio Maior, uma formação juvenil do União Desportiva Vilafranquense que, ao defrontar a equipa local, saiu vencedora por duas bolas a uma. Parabéns aos desportistas vilafranquenses que conseguiram o primeiro êxito para a nóvel colectividade da nossa terra.


J.Oliveira
Vida Ribatejana

07 de Setembro de 1957

Comentários