1954/05/03 - 30º Aniversário do Águia Vilafranquense

A Categoria de honra do Águia. No primeiro plano: J.Pereira, Vitorino, Bico, Espírito Santo e Alberto. 2º plano: Vasco, Benjamim, Póvoa, Matos, Vaz Teixeira e Neta. É campeã da A.F.L. - 1ª Divisão Regional, na época de 1953/54 e concorrente ao Campeonato da 3ª Divisão Nacional.

Decorreram com brilho e entusiasmo as comemorações do 30º aniversário da fundação do Águia Sport Club Vilafranquense.


A categoria de reserva do Águia, constituida por Rabuço,
J.Domingos, Waldemar, Matos, Mário, M.Santos, Gil, Marqueiro
Graça, J.Bico, Constantino, Fernando Carlos e Costeiro.
É campeã da A.F.L. - 1ª Divisão Regional na época de 1953/54
Foram seus fundadores os srs Manuel Bico Júnior, António de Sousa Morte, Carlos de Sousa Morte, Noel Salvaterra, Victorino, Júlio Bico, António Rosmaninho, José Lopes, Jaime e José Vicente, José L. Antunes, Cristiano Conceição,Germano dos Santos e António Lanchinha. Pouco depois também se ligaram ao Clube: Manuel José Dias, Gilberto Teixeira, Cristiano Silva, José Ferreira, Francisco Ginguinha, Artur José da Silva, Joaquim Belchior, José Borrelha, Edmundo Filipe, Francisco Vieira, Carlos Guerra, Carlos Coelho, Tomás Pereira, Domingos Caravela, Edmundo Moura e muitos outros rapazes.

Foi denominado, ao princípio, de "Os Onze Unidos Vilafranquenses", e a 3 de Maio de 1924, passou a denominar-se com o título que hoje possui, por proposta da direcção, constituída pelos srs. Manuel Bico, Júlio Antunes, António e Carlos Morte e Francisco Vitorino, todos rapazes cuja a idade não iam além dos 16 anos. Coube a estes a honra da fundação definitiva do clube, mas a muitos outros vilafranquenses ele deve a sua existência e prestígio.

Nem os reveses, dissabores e dificuldades de toda a ordem fizeram ceder esta popular associação    desportiva dos propósitos estabelecidos no primeiro dia da sua existência: Desporto pelo Desporto, em prol do bom nome da nossa querida Vila Franca de Xira.

Hoje o "Águia" é uma realidade do desporto local e regional. A ele se deve termos assistido a muitas e brilhantes demonstrações desportivas. Nas águas do nosso Tejo, tanto na vela, remo e natação, desfilaram os maiores valores dos principais clubes lisboetas; no ciclismo, triunfou a sua forte equipa, da categoria sénior, e fez rolar os atletas do mais alto renome da modalidade. Mais recentemente, no basquete, voley, tenis de mesa, etc., proporcionou a Vila Franca importantes demonstrações, de grande interesse para os desportistas locais. Em futebol o nome do "Águia" tem-se enaltecido    vivamente, sendo, por diversas vezes, campeão, o que novamente aconteceu na época 1953/54, em que ficou duplamente campeão da 1ª Divisão Regional, em categorias de honra e reserva.

As festas comemorativas do 30º aniversário do "Águia" começaram nos primeiros dias de Maio, abrindo com uma brilhante palestra, na sua sede, pelo crítico desportivo sr. Lança Moreira; um baile, também na sede, decorreu com muita animação e concorrência.

A 16 do referido mês, no cemitério de Vila Franca, foi inaugurado, com solenidade e emoção, um mausoléu-monumento aos 23 atletas do clube que ali repousam, em que estiveram presentes, além do vereador sr. capitão José Maria Guedes, em representação da Câmara Municipal e do Operário Vilafranquense, todos os corpos gerentes do Águia, muitos dos seus sócios e os representantes de todas as colectividades locais, da região e de Lisboa, com os seus estandartes.

No dia 17 e em 11 do mês de Junho foram exibidos, no salão de festas da sede, filmes culturais e desportivos, cedidos pelos embaixadores da França e dos Estados Unidos.
No dia 26 de Maio, no ginásio do CASI "J.M.F. Delgado", realizaram as equipas do Sporting e do Benfica um desafio de andebol, seguido de um torneio de ténis de mesa entre as equipas feminina e masculina que tinham ido a Inglaterra.

O I Rallye do Ribatejo foi o número principal das festas, tendo ao mesmo concorrido muitos dos bons automobilistas portugueses. Constituiu um êxito desportivo e Vila Franca pode, desde agora, contar com uma competição de cartel nesta modalidade. Tão importante prova teve a valorizá-la a colaboração dos técnicos lisboetas, srs. dr. Augusto Martins, Artur Pina e Serra Ribeiro, e ainda o patrocínio das entidades óficiais de Vila Franca e do Ribatejo e da imprensa desportiva, de Lisboa, srs. dr. Augusto Martins, Artur Pina e Serra Ribeiro, e ainda o patrocínio das entidades oficiais de Vila Franca e do Ribatejo e da imprensa desportiva de Lisboa e local.

As taças disputadas foram, dias depois, solenemente entregues numa linda festa realizada naquele Ginásio, cerimónia esta durante a qual se exibiram, perante numeroso público, as classes do Ginásio Clube Português, que foram vibrantemente aplaudidas. As taças aos vencedores do Rallye do Ribatejo tinham os nomes de todos os municípios ribatejanos por onde passaram os concorrentes e ainda os dos srs. dr. Luís Rodrigues Pereira e Rui da Silva Pereira, médicos do clube em festa, e dos seus antigos atletas Rui Duarte Ferreira e João Botequilha.

Ainda integrado no programa comemorativo do 30.º aniversário do Águia Sport Club Vilafranquense, realizou-se, na noite de 2 de Junho, no Cine-teatro, um espectáculo com a festejada revista Alenquer e a Cepa Torta. A casa estava repleta e os autores e amadores, de Alenquer e Alhandra, que a desempenharam, ouviram quentes ovações.

No dia 18 de Julho realiza-se, no campo atlético do Águia uma gincana de automóveis, que, com toda certeza, vai ter grande   concorrência de automobilistas e de público.

E com este número do programa se encerrarão as comemorações festivas do Águia Sport Club Vilafranquense, ao qual endereçamos os nossos parabéns e desejamos, bem como a todos os seus dirigentes e sócios, as maiores prosperidades

L.M.
Vida Ribatejana Especial

1954Fotos por Júlio Goes

Comentários