Lendas: Vidal Baptista

Dr. António José Vidal Baptista

Infelizmente — todos o sabíamos — a notícia era esperada. Mas com ela, todos nós sentimos que na chama que se consumiu (pois a vida do dr. António José Vidal Baptista foi sempre uma chama de entusiasmo e dedicação) ardeu, também, muito de nós, muito de Vila Franca.


Em vida, o dr. António José Vidal Baptista foi a nossa alma. Ele soube dar alento às iniciativas, pressionar o desenvolvimento das instituições e — sempre que necessário — oferecer-se para desempenhar o cargo espinhoso ou a missão delicada. E, ao longo da sua vida, uns e outros multiplicaram-se, forçando-o a uma entrega total, que foi constante, que não consentiu desfalecimentos, nem mesmo quando a doença, tenaz, lhe lacerou a carne. A sua alma, então, sobrepôs-se à dor para dar a Vila Franca a última oferenda: a do sacrifício que é exemplo.


Vidal Baptista completa o Curso de Direito
 Mensageiro do Ribatejo 16 Julho 1933

UMA VIDA EXEMPLAR

Licenciado em 1933, na Faculdade de Direito de Lisboa, exerceu a advocacia em Vila Franca, tendo sido sempre o delegado da Ordem dos Advogados na comarca. Em 1947, fundou a Biblioteca Museu Municipal, tendo aí exercido uma acção notável como seu director, cargo que presentemente ocupava.

Vogal do concelho municipal, vereador e mais tarde vice-presidente da Câmara, em todos esses cargos desempenhou trabalho relevante, pela sua dedicação e bairrismo, procurando sempre defender o património histórico, cultural e artístico do concelho, devendo-se-lhe o arranjo do Jardim Constantino Palha e a valorização do miradouro do Alto do Senhor da Boa Morte.

Era presidente da Direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários, cargo que ocupava à vinte e cinco anos e das assembleias gerais, da Miseericórdia e do Ateneu Artístico Vilafranquense. Presidiu, ainda durante muitos anos, às direcções do Clube Vilafranquense, do Montepio e da União Desportiva Vilafranquense, onde registou trabalho digno de registo.

Vidal Baptista, Presidente da
União Desportiva Vilafranquense


Como testemunho dos relevantes serviços prestados à sua terra e ao Ribatejo, de cujo interesses era acérrimo defensor, foi-lhe atribuída a medalha de mérito de ouro do concelho e a medalha de ouro da Casa do Ribatejo, era ainda galardoado com as medalhas de ouro da Liga dos Bombeiros Portugueses e a medalha de ouro Dedicação, da Associação dos Bombeiros Voluntários de Lisboa.

O dr. António José Vidal Baptista, que nasceu em Vila Franca em 1908, contava 63 anos, era filho de António Lúcio Baptista, que foi presidente da Câmara Municipal deste concelho e director de "Vida Ribatejana" e da srª D. Virgínia Amélia Vidal Baptista, ambos falecidos. Era casado com a srª. D. Gertrudes Amélia Fialho Baptista e pai da D. Maria Amélia Costa Baptista.


Vila Franca de Xira soube, nesta hora de lágrimas, ser digna de quem tão devotadamente, com sacrifício pessoal, a serviu. Uma dor que se lia em todas as faces, que por vezes aflorava límpida aos olhos, via-se em todos os vilafranquenses, desde que, cerca das 17 horas do passado dia 3 a notícia correu.

À residência da família acorreram telegramas de todo o País, principalmente do Ribatejo e à Igreja Matriz de Vila Franca, onde o corpo ficou depositado até à hora do funeral, acorreram milhares de pessoas, a fim de, em recolhida oração, pedirem para a alma do dr. António José Vidal Baptista o repouso que ele não soube conceder-se na terra.


Funeral de Vidal Baptista - Agosto de 1971
O FUNERAL

Depois de celebrada missa de corpo presente, com o templo repleto de fieis, e que foi oficiada pelo coadjutor da Igreja dos Anjos, rev. Saul de Sousa, que também pronunciou uma alocução, organizou-se o cortejo fúnebre que acompanhou o corpo do que foi o dr. António José Vidal Baptista à sua última morada.

A urna foi transportada por um veículo dos Bombeiros Voluntários de Vila Franca de Xira, cujo Corpo Activo e Auxiliar Feminino lhe fizeram a guarda de honra, tendo-se incorporado no cortejo deputações de Bombeiros de Alenquer, Póvoa de Santa Iria, Alhandra, Alverca, Zambujal, Fanhões, Bucelas, Camarate, Odivelas e Lisboa. Desta última corporação esteve presente o seu presidente da Direcção e 1.° Comandante, comendador Ernesto Costa.

Ao cortejo fúnebre e imediatamente após a urna, encontravam-se os familiares do extinto, presidente e vice-presidente do Município de Vila Franca, além de numerosas individualidades e alguns amigos que privaram de perto com o dr. Vidal Baptista.

O sr. tenente-coronel Febo Vargas de Matos representava, ainda, o Governador Civil do distrito. Seguia-se uma viatura dos Voluntários de Alhandra, com numerosas coroas e palmas de flores e, logo após, milhares de pessoas de todas as categorias sociais, que quiseram, com a sua presença prestar uma última homenagem ao dr. Vidal Baptista.

A urna ficou no jazigo da família no Cemitério de Vila Franca, tendo na oportunidade, depois da oração colectiva, o sr. José Patrocínio da, Costa proferido algumas palavras de sentida saudade.

Vida Ribatejana
07 Agosto 1971

Comentários