1955/10/06 Entrevista Águia Sport Club Vilafranquense

A quando da nossa permanência na activa Vila Franca de Xira.— verdadeiro alfobre de actividades económicas, onde está muito desenvolvido o movimento associativo local — , foi-nos dado estabelecer contacto com ,o diligente elemento directivo do Águia Sport Clube Vilafranquense, sr. Filberto Barquinha, no momento em que atendia a diversos afazeres do seu espinhoso cargo.
Declinada a missão que nos levava à sua presença, no intuito de esclarecer os leitores de «A Província», qual o grau de desenvolvimento do seu Clube, o mesmo Sr. indicou-nos que, para o fim em vista, procurássemos o antigo dirigente, sr. Luís de Sousa e Melo, visto ser a pessoa mais em evidência, dede há muito, no seu meio, em relação ao antigo Aguia Sport Clube.
Aprazado o encontro com este sr., e expostos os motivos que tínhamos em vista, e solicitada a infalivel «entrevista», ao que pretendia eximir-se — , anuiu por fim aos nossos desejos, para corresponder à consideração que o nosso semanário lhe mereceria. ...

— E. assim começou o nosso interessante inquérito . — Diga-me, por favor, qual a data de fundação do vosso Clube?
—... Foi em 3 de Maio de 1924.
—... Quais foram os seus sócios fundadores ?
—... Foram Manuel Bico Júnior, António e Carlos Morte, Noel Salvaterra, Victorinho, Júlio Bico, António Rosmaninho, José Lopes, Jaime e José Vicente, Júlio Antunes, Cristiano Conceição, e António Lanchinha, sendo os três últimos já falecidos.

Capa Jornal A Província nº31 - 06/10/1955
— Quais os factos mais assinaláveis, na vida da colectividade?...
— Há a destacar o puro amadorismo das nossas equipas, até há pouco, onde os equipamentos e todas as outras despesas eram pagas pelos nossos atletas. Bem assim, as organizações desportivas do Aguia, quando dos aniversários, levando a efeito provas invulgares neste meio, tais como provas velocipédicas, para independentes e seniores, em que se revelaram as excepcionais qualidades de alguns <azes» do ciclismo nacional; e várias provas de vela e remo, com a participação de todos os clubes dessas especialidades náuticas, dando azo à propaganda dessas modalidades, e salientando a vantagem de se aproveitarem as condições especiais que o Tejo aqui oferece, nesta atraente Vila Franca de Xira ...

—... E mais dirá, por favor ...
—... Algumas gincanas e um rallie automobilístico de grande nome e que deram prestígio à nossa terra , e à nossa colectividade. E agora o facto de ter adquirido recentemente um auto-carro, para transporte das suas equipas, e outras manifestações da nossa actividade, que seria óbvio salientar.

Por fim, citar-lhe-ei a circunstância de termos erigido no cemitério desta vila, um monumento perpetuando a nossa homenagem de saudade, pelos nossos atletas falecidos.
—... E quais os campeonatos em que tem tomado parte, e suas vitórias ? ...
—... Em diversos, e desde que disputa torneios oficiais, só na época de 1952/53, foi campeão de Honra ; mas em reservas, tem-no sido em várias épocas; entre elas também, na de 1952/53. Em vários torneios, tem saído vencedor, e e em Júniores. até à época de 1953/54, teve boas equipas, classificando-se em 1.° lugar na série da linha de Vila Franca de Xira.

— Quais os desportos que o Águia tem praticado, e aqueles que pratica actualmente ?
— Tem praticado o futebol, natação, ciclismo, ténis de mesa, atletismo, basquete, vela e outros; e actualmente futebol, natação e pesca desportiva em que tem sido vencedor.
— O sr. Luís de Melo, poder-me-à citar os nomes de jogadores que tem transitado do Águia S.Club, para outros de superior categoria ? ...
— Ao que me recordo de momento, indicar-lhe-ei os nomes de Artur da Conceição e Joaquim Ceitil, para o Beleneses; João Pereira, para o Sporting da Covilhã; Manuel Augusto de Matos, há três épocas, para a C. U. F.; e agora, José Oliveira da Silva, para o Caldas, estes para os Clubes grandes; e ainda muitos outros, para clubes mais modestos.

— E quanto ao espírito da massa associativa, e dos elementos das suas equipas?...
—... O melhor que seria possível desejar-se. Está sempre pronta a ajudar tanto moral, como materialmente, a colectividade. No campo e nas sedes, têm dado o seu trabalho generoso, e o seu bolso está sempre aberto, logo que é pedida a sua colaboração. Nos atletas do Aguia dá-se o mesmo espírito dé dedicação, chegando bastas vezes a prescindir dos pequenos prémios, que lhe cabem. — Qual a população associativa actual, neste momento ?
Jornal A Província nº31 - 06/10/1955
— Está à volta de 400 sócios, com as cotas normais de 7$50, mas alguns há que tem cotas suplementares.
— E qual a situação do vosso campo ?
— O terreno onde está situado, adquirido por três associados, e as suas instalações foram feitas pelos dois, que hoje são os seus proprietários, e pela massa associativa. Não é encargo para o Clube, chegando em diversos anos a contribuição, a ser paga por eles.

—... E quanto à situação económica do Águia ?
—... Não é boa, mas também não é má. Os encargos oficiais são elevados, e a manutenção das secções em actividade, obriga a apelar, por vezes, para a massa associativa, no sentido de obter a sua ajuda extra.
— E, diga-me sr. Luís de Sousa e Melo, qual o conceito qu e lhe poderão merecer, os dirigentes do Águia ?
— É bom, visto que reflectem a dedicação da sua massa associativa, orientada, pelo dinamismo do seu actual presidente da Direcção, Filberto Barquinha, no que tem valiosos colaboradores. E ao terminar as suas reconfortantes palavras, via-se expressivamente a satisfação de ter revivido, por momentos, em conversa amena e agradável ao seu espírito, os factos da útil existência do Águia Sport Clube Vilafranquense, através dos seus trinta e um anos de vida, a bem de Vila Franca de Xira, e da população desportiva do seu Clube.

Terminada a nossa troca de impressões, è ao apresentar-lhe os nossos agradecimentos, relembrámos-lhe o facto de Vila Franca de Xira ter presentemente diversas colectividades desportivas, de várias tendências, e citámos_lhe o exemplo de Montijo ter aglutinado a existência de três clubes da especialidade, fusionando-se no actual Clube Desportivo de Montijo, em cujo meio tem desenvolvido uma profícua acção, com a valiosa colaboração de todos os seus elementos representativos.

Quanto a nós, a dar-se um bom entendimento, entre as suas massas associativas, obter-se-ia um melhor rendimento de actividades desportivas, não desperdiçando, por vezes, ingloriamente, os esforços dos seus dirigentes no que se reflectiria mais uma faceta do progresso de Vila Franca de Xira!

José Miguel Martinho
JORNAL A PROVÍNCIA Nº31
Montijo, 06 de Outubro de 1955
Fonte: https://www.mun-montijo.pt/uploads/document/file/8745/A_PROVINCIA_ANO_I_QUINTA-FEIRA__6_DE_OUTUBRO_DE_1955_N_31.pdf

Comentários