1933/03/23 Operário Vilafranquense 4 x Águia Sport Club Vilafranquense 1

Jornal GOAL nº10 - 23/03/1933 - Útima edição
Foto por: Biblioteca Municipal de Coimbra
Se juntarmos ao resultado do primeiro jogo do torneio de Vila Franca, o goal que Mesquita meteu nas suas próprias redes, encontramo-nos perante uma diferença de 4 bolas, expressivo score que deveria definir largo domínio.
A diferença, contudo, não é razoavel para o jogo que as duas equipes desenvolveram, porquanto a vantagem só foi absoluta nos primeiros 25 minutos, em que o Aguia fez alarde duma magnifica exibição. No restante tempo alternaram-se os ataques e contra-ataques, embora o Operário, mostrasse melhor carburação.

O final do 1.º tempo terminou com o score de 2-1, contra a marcha do jogo, pois enquanto o Operado viveu só da defeza, O Aguia foi um team que forçou todos os seus sectores a um andamento rápido. Confortados com o resultado, os jogadores do Operário encontraram a coesão, que ia faltando aos azues, e em todo o 2.° tempo mostraram-se superiores em factura de jogo, embora nunca tivessem conseguido domínio absoluto. O encontro foi sempre agradavel de seguir e as duas claques o Operário tambem aqui teve vantagem - tiveram sempre oportunidade de se manifestar, já pelo jogo desenvolvido, já pelos pontos marcados, que resultaram sempre de jogadas de merecimento. Houve nas claques um ou outro entusiasta que exagerou a nota e alguns com responsabitidades. E' questão de tratamento: assucar demasiado nas urinas.

Crónica do Jogo (Jornal GOAL nº10 pág.2)

OS GOALS

O 1.º goal do Aguia e que Mesquita, do Operario, meteu. resultou do andamento rapido dos aguias a que a defeza alvi-negra não se poude opôr. Nos minutos seguintes o Aguia impôs sempre o seu jogo, já pela fogosidade, já pela técnica, enquanto a defeza do Operário desajudada dos interiores e médios laterais se via em embaraços para lhe contêr o impeto. A “chance”, contudo, não deu ao Aguia um goal que merecia pelo jogo que estava produzindo e a que tambem se opôs M. da Silva em toada feliz.
No interregno do 1.º para o 2.º goal, Salvaterra, Vitorino e Bico obrigaram Silva a três defezas aparatosas, a primeira das quais provocou um canto, em jogada de recurso.
Num dos passes de J. Francisco a J. Silva, êste, depois de se desembaraçar de Tomaz, mete a bola entre a defeza para Rosmaninho seguir. Carlos Coelho sái do seu posto para evitar o remate, o que consegue, não evitando, contudo. que Rosmaninho passe a J. Silva e este, desmarcado, estabeleça o empate. Daí por momentos, Rosmaninho faz o 2º goal, sem que Coelho lhe possa deter a trajéctoria.
O Aguia refreou um pouco a sua marcha e o Operario começou, então, a subir de nivel, incitado pela claque. Quando Licinio apitou para o intervalo, ninguem se lembrava que após 45 minutos de jogo se faz um descanço. Público e jogadores desejavam seguimento imediato. Uma demonstração do que foi o jogo de domingo.
Ao começar o 2.o tempo as jogadas alternam-se, embora as situações de perigo pendam mais para o campo do Aguia. E' ainda C. Coelho que vai buscar a bola ao fundo das suas rêdes, por cabeça de Cardoso a um passe de J. Luiz Foi o melhor goal da tarde. Desde que saiu dos pés de Cardoso, até voltar de novo á sua cabeça, a bola andou sempre em trajéctorias perfeitas.
No domingo, no Campo de S Sebastião, foi das raras véses que se fez em Vila Franca um jogo sofrivel. Aguia continua a não acusar e faz jogadas de perigo, uma das quais M. Silva defende a pontapé. Só com o 4.° goal marcado em -corner- directo por J. Luiz, é que os azues abrandaram. Os dois teams foram dignos adversarios,
Um resultado de 4 a 2, sem o goal de Mesquita, seria o desfecho racional da luta.

OS JOGADORES

No Operario: M. Silva, Calção, J. Francisco e Rosmaninho foram os melhores, Depois J. Silva. F. Santos e J. Luiz. Cardoso teve o goal. Tomé uma ou outra jogada de merecimento R. Dias e Mesquita fracos. O primeiro tem de abandonar o antigo processo de dar explicações á assistencia
Do Águia: Salvaterra, Bico, Tomaz e Biscaia, distinguiram-se. C. Coelho teve defezas que o impuzeram. Artur e Caravela melhoraram. Jaime cumpriu. O companheiro do lado direito foi o ponto Fraco do team. Victorino e Seitil tiveram fogosidade. Victorino deve conser-var-se no seu lugar. As mudanças constantes prejudicam-no.
Licinio Miranda arbitrou com segurança e visão. Reprimiu esboços de jogo violento com a autoridade que se impunha.
Em categorias inferiores o Operario venceu em reservas por 4 a O e em segundas por 4 a 2.
Arbitraram J. Correia e J. Serrano.

Alves Redol
JORNAL GOAL Nº10

Vila Franca de Xira, 23 de Março de 1933

Fonte: http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/Periodicos/Goal/N10/N10_master/GoalN10.pdf

Comentários