FUTEBOL
Provas da A.F. de Lisboa
1ª Divisão - 1ªs Categorias
Com os jogos correspondentes à jornada nº10, prosseguiu no passado Domingo o Campeonato Regional da Divisão Maior, categorias de honra, cujos desfechos foram os seguintes:
Palmense, 2 - Olivais, 4; Operário, 4 - Alverca, 0; Sacavenense, 4 - F.Benfica, 3; Sintrense, 1 - Casa Pia, 1 e Alhandra, 2 - Vilafranquense 1.
Certas, pelos números, as vitórias do Operário sobre o "lanterna vermelha" e dos Olivais, único vencedor fora de casa, perante a equipa de Palma de Baixo. Surpreendentes as dificuldades do sub-guia no confronto com a turma de "Francisco Lázaro". Não se previa tamanha tarefa para a equipa de Sacavém. De assinalar o empate obtido, no campo do Sintrense, pelos "gansos", ao rectificarem, em parte, o resultado da primeira volta.
E, finalmente, quebrou-se o encanto. A equipa da nossa terra não conseguiu tornear as dificuldades ao defrontar os campeões regionais consentindo, assim, a sua primeira derrota. Mantendo a equipa de Veríssimo a preciosa vantagem de contar por vitórias os jogos efectuados na Hortinha.
Alhandra 2 x Vilafranquense 1
Alhandra, 10 de Novembro de 1957
Casa cheia, assistência nunca igualada, nas reduzidas instalações do grupo da casa. Expectativa dentro e fora do rectângulo. Sob a arbitragem do sr. Salvador Garcia, as equipas alinharam:
Alhandra - Ribeiro; Gama, Gonçalves e Melo; Veríssimo e André; Pessanha, Toste, N.Pinto, Vasco e Neves.
Vilafranquense - Matos; Benjamim, Soares e Arnaldo; Inácio e Feliciano; C.Alberto Bico, E.Santo, Torrão, A. Augusto e Graça.
No final do 1º tempo a equipa local vencia por 2-0, golos de Nunes Pinto e Vasco, este de grande penalidade.
Nos últimos 45 minutos, a equipa vilafranquense conseguiu reduzir a diferença com um golo marcado por Gonçalves, nas sua próprias redes, em jogada, junto à sua área, com Torrão.
Neste segundo meio tempo, a equipa de Vila Franca viu-se privada de Graça que recolhe aos vestiários por indicação do homem do apito.
A vitória final do Alhandra premeia o melhor labor do seu conjunto, que evidenciou mais acerto, garra e audácia. A turma local conseguiu um excelente triunfo, com vista à sua classificação final.
Voltando a exibir-se em plano secundário, o "onze" vilafranquense deu sempre réplica ao melhor futebol dos alhandrenses. A falta de pernas e iniciativa de alguns elementos foram as causas do malogro final. Sendo ainda de reprimir o dispositivo que a equipa continua a adoptar. O grupo da nossa terra, para não sofrer iguais dissabores, terá de passar por profundas remodelação, disso estamos certos que virá a acontecer.
Destacaram-se da equipa vencedora, que actuou em bloco, Nunes Pinto, Toste e André. Tendo nos vilafranquenses, Matos, Torrão e por vezes Graça, chamado a atenção.
A arbitragem, acusando em parte a responsabilidade do encontro, alternou o aceitável com o mau.
Classificação Actual
1.º Vilafranquense.. 21-11 25 pontos
2.º Sacavenense ... 23-12 24 »
3.º Olivais ....... 32-18 23 »
4.º Alhandra ...... 25-15 22 »
5.º Casa Pia ...... 14-10 21 »
6.º Sintrese ...... 17-20 21 »
7.º Operário ...... 20-16 21 »
8.° F.Benfica ..... 19-35 17 »
9.º Palmense ...... 15-28 14 »
10.º Alverca ······ 9-30 12 »
J.Oliveira
Vida Ribatejana
16 de Novembro de 1958
Comentários
Enviar um comentário