Sporting campeão visita Vila Franca de Xira em 1919


Sporting Clube de Portugal, Campeões 1918/19
Na edição de 8 de Junho de 1919, o Jornal Vida Ribatejana anuncia que no Campo da Aclamação da Republica (antigo Campo da Feira), e à altura o parque de jogos da cidade, a realização de um desafio de 'foot-ball' entre as equipas do Sporting Clube de Portugal e o local Grupo de Foot-Ball Operário Vilafranquense, este último estreando a sua equipa.

No Sporting desse ano alinhavam nomes como: Quintela; Jorge Vieira e Amadeu Cruz; Caetano, Perdigão e Francisco Stromp; Jaime Gonçalves, Torres Pereira, Jusa e Marcelino, Artur José Pereira, entre outros.

No final do Campeonato de Lisboa, Sporting Clube de Portugal e Benfica estavam empatados. No entanto, o Benfica não se conformara com a anulação de um golo no jogo que perdera por 1-2 com o Vitória e apresentou protesto formal junto da Associação de Futebol de Lisboa pretendendo a validação do golo, o que lhe daria mais um ponto e o título. A AFL indeferiu o protesto e procedeu ao agendamento de uma Finalíssima disputada à maior de três, sendo a primeira vez que a prova seria decidida nestes moldes.

Assim, a 14 de Julho de 1919 teve lugar a primeira mão da Finalíssima. A tensão entre os jogadores e adeptos era de tal ordem que se chegava à violência, pelo que Luís Plácido de Sousa, o árbitro nomeado para o primeiro jogo, não compareceu e foi substituído em cima da hora por Carlos Pinto.

No final viram-se revólveres nas bancadas e os jogadores e dirigentes do Sporting foram apedrejados. Era assim o futebol naquele tempo de grandes convulsões sociais.

Já no fim do Verão a AFL decidiu finalmente atribuir em definitivo ao Sporting o título de Campeão de Lisboa da época 1918/19, o segundo da história do Clube.

Fontes: Vida Ribatejana 8 Junho de 1919 e Wiki Sporting

Comentários