União Estrela Marítimo Vilafranquense

Equipa de Honra da "União Estrela Marítimo Vilafranquense" no Campo da Aclamação em 1929.
Em cima da: José Vax "Nana", Joaquim Silva "Rato", Henrique Soares "Calção", MAnuel Conde "Canito", Manuel "Moleira", Miguel José Soares "Da Calada" e José Ramalho "Capitão".
Em Baixo: Manuel Marques "Taquena", Sebastião dos Santos "Carrelhas", Manuel Paulino "Mascote", Manuel "Balecas" e Joaquim Oliveira Regôto.

Este Clube surgiu da fusão do Sport Marítimo Vilafranquense com o Estrela Branca Futebol Clube, em 1928. Fundado a 10 de Junho de 1928 por um grupo de desportistas, principalmente ligados à actividade marítima e devotados praticantes do futebol.

A finalidade deste clube era desenvolver a prática desportiva, fundamentalmente o futebol, mas também actividades recreativas e outras. O seu emblema era simbolizado pela «Cruz de Cristo», com uma «esfera armilar» colocada ao centro e uma armadura figurada com uma bola encimada nesta, uma faixa de cor, uma fateixa em baixo à direita e as iniciais do clube (U.E.M.V.) inscrita noutra faixa em volta da referida armadura.

O Campo de Jogos que o "Marítimo" utilizou até à sua extinção (1930) em competições de futebol, foi a Campo da Aclamação da República, sita no Largo da Praça de Touros e também o Campo Atlético de S. Sebastião do "Operário".

Escudo do União Estrela Marítimo Vilafranquense
Dos cinco clubes desportivos, na prática de futebol, nos anos da existência desta colectividade, registava-se o "Operário", "Águia", "Marítimo", "Sport Lisboa e Vila Franca" e o "Sporting Clube de Vila Franca"

As  competições de futebol em torneios inter-clubes de Vila Franca onde participaram as colectividades referidas, o "Marítimo", com todas as vicissitudes, conseguiu, embora modestamente honrar o desporto Vilafranquense, tendo sido campeão de Vila Franca de Xira em 1928, nas equipas de honra.

Em 1932 com a cisão dos Clubes Vilafranquenses a partir das condições exigidas pelo "Operário" no aluguer do seu Campo, o "Marítimo" vê-se forçada a jogar em Alhandra, dando início a um desaparecimento gradual.

Com o encerramento da sua actividades realizadas entre 1928 e 1933 os seus principais associados dispersaram-se pelos restantes clubes desportivos locais existentes.


Fontes:
Antologia Histórica sobre o Movimento Associativo de Vila Franca de Xira (1997)
Jornal "Mensageiro do Ribatejo" 1932-1933
Jornal "Goal" 1933

Comentários