Ginásio Vilafranquense 1955

Entre as colectividades da linda e progressiva Vila Franca de Xira, existe há oito anos, uma agremiação recreativa, que desenvolve igualmente elevados objectivos de formação cultural e desportiva, de valor assinalável, no meio onde actua.

Trata-se do Ginásio Vilafranquense e, referindo-nos a sua profícua acção naquela pitoresca vila, teremos de citar os seus prestimosos serviços. Nasceu a sua antecessora, — a antiga Sociedade União Musical Vilafranquense, em ir de Novembro de 1933, por dissidência de um grupo de elementos musicais do antigo Grémio Artístico.

Os seus fundadores tiveram por principal objectivo da nova colectividade, cultivarem a sublime arte dos sons, e estabelecerem uma nova banda filarmónica. Mais tarde, criou-se ali um grupo cénico, e levaram-se a eleito, diversas festas recreativas.
A referida banda, que prestou relevantes serviços a Vila Franca de Xira, teve duração de cerca de dez anos, em serviços de beneficência e em actos oficiais.


Mais tarde, ainda por abandono da maioria dos seus componentes, — regressados à casa mãe, — foi suspensa temporariamente a sua actividade. por Assembleia Geral, ate nova reorganização. Mantiveram-se, porém, fiéis, os seus fundadores, que tem prestado valiosos serviços ao Ginásio, tais como: — José Duarte Frois, actual Presidente da Mesa da Assembleia Geral; e Alberto Augusto dos Santos, seu actual Tesoureiro, respectivamente sócios nº 3 e 1, da antiga Sociedade Filarmónica.


Após árduos esforços dos seus directores, a anterior Sociedade União Musical, foi transformada no actual Ginásio Vilafranquense; que tem desempenhado cabalmente a sua missão, como centro cultural e recreativo. A nova colectividade, cumprindo as suas finalidades, no seu âmbito cultural, criou uma biblioteca, a qual hoje tens cerca de 8oo volumes, alguns adquiridos pela sua Comissão Cultural, e muitos oferecidos pelos sócios da colectividade.


E, desde logo dedicou-se a prática de diversos desportos; — ginástica, que depois suprimida, por falta de assiduidade da sua massa associativa; — patinagem, campismo, basquete, voleibol e desportos náuticos. Nesse sentido, construírem-se então, cerca de uma dezena de barcos Motz.


A partir desse momento, a juventude do Ginásio apaixonou-se pelos desportos náuticos, lutando a Direcção do Ginásio com a dificuldade de instalações próprias, para o funcionamento desta modalidade. Veio, porém, em seu auxilio, a obsequiosa atenção da Associação dos Bombeiros Voluntários local, cedendo-lhe uma dependência para arrecadação do seu material.

O Ginásio, tem neste momento 400 sócios, e a sua Direcção está empenhada na construção de um posto náutico. Para esse efeito, conta com a valiosa colaboração do sr. Tenente José de Sousa Nazaré, digno Presidente da Câmara Municipal, já prometida ; e grato apoio de outras entidades categorizadas de Vila Franca de Xira, para o que já possui várias embarcações.


Nesse sentido, teve lugar no dia 25 do mês findo, a visita de entidades oficiais, e a realização de uma festa náutica, comemorativa do 7.° aniversário da criação dos desportos náuticos nesta vila, a qual «A Província» já se referiu no seu número transacto.


Essa interessante festa, foi constituída por regatas de barcos da classe Motz ; e pela primeira vez nesta vila, com a colaboração de diversos clubes da especialidade, tiveram lugar neste esplendoroso Tejo, na vasta zona de Vila Franca de Xira, valiosas provas de remos. A linda Vila Franca, terra de atracção turística, — notável pelas virtudes das suas gentes acolhedoras; vibrante nas suas manifestações taurinas, e alacre nas exibições de seus trajos caracteristicamente ribatejanos, - bem merece do carinho das instâncias superiores, satisfazendo-se a pretensão da juventude vilafranquense, de que a sua vila seja dotada com esse melhoramento, visto ser o melhor local da afluência do Tejo, na sua margem Norte, adentro da província do Ribatejo.


O Ginásio Vilafranquense, há pouco aniversariante, e ao qual apresentamos as nossas felicitações pelo bom êxito das suas iniciativas, têm cumprido igualmente uma valiosa acção cultural. No seu activo, creditam-se a realização de três jogos florais, com juri constituído por figuras eminentes na vida literária ; e exposições de pintura e artes plásticas, contribuindo assim, para o desenvolvimento cultural e artístico da garrida e castiça Vila Franca de Xira

Jornal "A Província"
Ano I, Quinta-Feira, 06 Outubro 1955, Nº31

Comentários