1957/01/19 Águia 4 x Alhandra 1


Águia 4 x Alhandra 1

Ter que escrever acerca de uma Partida de futebol com um ambiente de excitacão como foi rodeado este encontro (Águia-Alhandra), é deveras complicativo para quem se estreia nestas andanças jornalísticas. Os vilafranquenses, que jâ tinham garantido o 3º lugar na prova, o qual lhes dava o direito de disputar o Campeonato Nacional da 3.ª Divisão, fosse qual fosse o resultado deste encontro, encararam a partida com toda a serenidade. 

Os visitantes precisavam de manter o seu lugar de primeiros e, portanto, a vitória era o único resultado que lhes interessava, pois o Sacavenense, seu mais directo adversário, jogava no seu terreno contra o Casa Pia, e o mais pequeno percalço, seria a derrota ao fim    de uma campanha árdua. difícil.  Afinal, perdendo por um elevado score, o Alhandra manteve o titulo regional, devido à inesperada derrota do Sacavenense, que se classificou em 2º, com os mesmos pontos. Em 3º o Águia, a um ponto, com 44. O quarto classificado, último do apuramento, foi o Sintrense, que cometeu a proeza de subir da 2ª Divisão regional para ficar à frente do Casa Pia    e Operário, da capital, já de valor firmado nas últimas épocas.

Para o último da tabela estão sentenciados o Alverca ou o Palmense, que terão de disputar um encontro para resolver a indesejável posicão de último. O Aguia-Alhandra, que foi presenciado por uma assistência bastante numerosa, foi dirigido pelo sr. Henrique Heitor, que teve trabalho deficiente.

A formação das equipas foi a seguinte:
Águia
- Ilídio; Benjamim e Morais; Teixeira, Valente Marques e Sousa; Inácio, C.Alberto Vitorino, E.Santo e Guerra.
Alhandra
- Ribeiro; Franco e Pinho; Adérito, Pichel e Gonzaga; Vasco, César. A.Alfredo, Toste e Neves.

Vida Ribatejana de 21 de Janeiro 1957
A saída pertenceu ao Águia mas foi o Alhandra que logo abriu o activo, por intermédio de A.Alfredo, com um bom remate fora da grande área. Os vilafranquenses não desanimaram, e podiam ter igualado na jogada seguinte, se Inácio tivesse serenidade para concluir um falhanço de Ribeiro, o que também foi imitado, logo a seguir, pelo seu companheiro de equipa, Guerra. Os visitantes, à procura de um novo golo, perderam uma óptima oportunidade quando Morais salvou sobre o risco fatal com Ilídio fora do lance, e    ainda um remate de Vasco, lançado em corrida, não teve melhor sorte, pois saiu ao lado. A pressão do Alhandra foi cortada a espaços por algumas incursões dos dianteiros do Águia, e aos 33 minutos, Guerra, a concluir uma soberba jogada (porque não, a melhor do encontro?) de E. Santo, que fintou todos os adversários que se lhe opuseram, estabeleceu o empate.

Para o segundo tempo os visitados procuraram, logo de início, marcar  a sua posição e C. Alberto, aos 7 minutos em nítido fora de jogo, obteve o 2º ponto, abrindo o caminho para uma vitória que foi, a todos os títulos, brilhante e justa. Aos 11 e 17 minutos,  respectivamente,  por  C. Alberto e Guerra, o Águia marcou os seus últimos tentos.

Vida Ribatejana de 21 de Janeiro 1957
No Águia destacaram-se E. Santo, o melhor da equipa : dos seus pés saíram as melhores jogadas do encontro ; Valente Marques, Teixeira e C. Alberto. Nos vencidos : Ribeiro, Pichel (quando na defesa),  Vasco e César. O Alhandra acusou sempre a falta de apoio da sua linha média, onde a veterania de Gonzaga não basta para um encontro de tanto movimento como este.

Ao Alhandra Sporting Club, aos seus atletas, corpos gerentes e massa associativa, "Vida Ribatejana" envia o seu cartão de felicitações. Em Reservas o Alhandra também ficou apurado (Zona do Ribatejo) tendo que disputar, e com o apurado de Lisboa, o título regional.

1ª Divisão da AF Lisboa - 1ªs Categorias
Resultados da 18ª Jornada e última:


Futebol Benfica 3 x Operário Vilafranquense 0
Operário 3 x Palmelense 2
Sintrense 2 x Alverca 0
Sacavenense 1 x Casa Pia 2
Águia 4 x Alhandra 1


J.Oliveira
Vida Ribatejana nº 1903

21 Janeiro de 1957

Comentários