1957/09/08 Vilafranquense 2 x Alhandra 1

Tribuna do Campo do Cevadeiro, com Dr. José Vidal Baptista ao centro ladeado por ilustres Vilafranquense
Foto: Espólio UDV

Sorteio do Campeonato Distrital da 1ª Divisão


Efectuado na última semana, o sorteio para o Campeonato Distrital da 1ª Divisão,- ao qual concorrem 10 clubes, prova que apurará 6 equipas que disputarão a Prova seguinte com referência ao Campeonato Nacional da 3ª Divisão, a equipa vilafranquense terá por adversários, neste princípio de época, os seguintes, grupos: 1ºdia: Alhandra; 2º dia: Sacavense; 3º dia: Sintrense; 4º dia: Casa Pia; 5º dia: Futebol Benfica; 6º dia: Palmelense; 7º dia: Alverca; 8º dia: S.L. Olivais, e 9º dia: Operário.
E assim na próxima jornada, primeira do calendário, defrontar-se-ão: Casa Pia-Sintrense; F. Benfica-Sacavenense; Alverca­-Operário; Olivais-Palmense; Vilafranquense-Alhandra

Temos assim amanhã, um dos melhores pratos regionais - Vila Franca e Alhandra. Fazemos votos para que dentro e fora do rectângulo os desportistas se respeitem para o bom nome do Futebol Nacional e do nosso concelho.

Vida Ribatejana
08 de Setembro de 1957

Primeiro Jogo Oficial do U.D.Vilafranquense


Principiou no último domingo o campeonato Distrital da 1ª divisão cuja jornada inaugural se verificaram as seguintes marcas:
Casa Pia 0 - Sintrense 2; Futebol Benfica 0 - Sacavenense 4; Alverca 1 - Operário 0; S.L. Olivais 7 - Palmelense 2; e Vilafranquense 2 - Alhandra 1.

No jogo efectuado nesta Vila - Vilafranquense e Alhandra - presenciado por um público bastante numeroso, verificou-se no fim da contenda a vitória tangencial do grupo da casa, a coroar a ligeira superioridade exercida ao longo dos 90 minutos.
Sob a arbitragem do sr. Henrique Heitor, os grupos formaram:
Vilafranquense - Dionísio; Benjamim e Arnaldo; Inácio, Soares e Feliciano (cap.); M.Matos, C.Alberto, Torrão, E.Santo e Graça
Alhandra - Ribeiro; Agostinho e Pichel; André, Benavente e Veríssimo (cap.); M.Luís, Melo, Vasco, Pessanha e A.Alfredo

1º Tempo: 1-1
Aos 33 minutos, E.Santo inaugurou o marcador com a obtenção da primeira bola, ao aproveitar um espectacular falhanço de Benavente.
Aos 42 minutos, Melo, com um remate defensável, bateu Dionísio sem que este tenha esboçado defesa. Um brinde do guardião da casa.
2º Tempo: 1-0
À meia hora, a aproveitar uma insistência do seu sector ofensivo, C.Alberto conseguiu fixar a marcação final.
Será cedo demais para minuciosamente analisarmos a actuação dos elementos de ambas as turmas, já pelo início de época e porque o encontro, rodeado de grande expectativa, foi disputado além das máximas faculdades dos dois "onzes".
Não deixamos de destacar nos visitantes: Vasco, Ribeiro, André, Pessanha e Benavente.
Na turma Vilafranquense: soares, C.Alberto e Benjamim destacaram-se, tendo em Feliciano (no segundo tempo) o grande impulsionador para a vitória final.
A arbitragem com algumas deficiências, soube reprimir algumas entradas fora da lei.
Antes do ínicio do encontro, com as equipas perfiladas, desceu ao rectângulo o sr. presidente da Câmara Municipal do nosso concelho, acompanhado dos presidentes das direcções dos dois clubes e do sr. tenente Gonçalves, do posto da G.N.R. local, tendo o ilustre presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e de Portugal.
Antes, porém, entre os capitães dos dois grupos foram trocados artísticos galhardetes.

O campeonato prossegue amanhã com os seguintes jogos: Sintrense - Futebol Benfica; Palmense - Casa Pia; Sacavenense - Vilafranquense; Alhandra - Alverca; e Operário - Olivais.

J.Oliveira
Vida Ribatejana

08 de Setembro de 1957
14 de Setembro de 1957

Comentários