Grupo Foot-Ball Vilafranquense

Escudo do Grupo Foot-Ball Vilafranquense, o primeiro
clube de Futebol da Cidade de Vila Franca de Xira

Grupo Foot-Ball Vilafranquense 1911

Primeiro Grupo de Futebol Local


Em 1911, mais concretamente a 6 de Junho, a Câmara Municipal recebe um pedido de alguns jovens vilafranquenses para poderem realizar jogos no Largo do Campo da Feira, como então se designava, para a prática do desporto e do “foot-ball”, que vinha crescendo como moda desde 1909, no seio do Sport Grup Vilafranquense, de matriz mais gímnica e velocipédia, fundado por João das Neves, cujo tesoureiro era o jovem Álvaro Curado.

È este jovem, imbuído do espírito do “jogo dos tempos modernos”, que há-de ser o líder do primeiro Clube de Futebol, nascido já em plena época republicana e que, pela dureza, recebeu da sociedade vilafranquense as mais severas críticas.

Álvaro Curado, filho do então presidente da Câmara, Augusto Curado, há-de ser dirigente do Sport Lisboa e Benfica e grande benemérito local.

A Câmara autoriza a ocupação do campo e após preparação, o primeiro jogo de futebol que há memória em Vila Franca de Xira, é a 2 de Julho 1911 dá-se opondo o GFV contra o Sport Grup Sacavenense, vencendo este por 1-0. A primeira equipa de Futebol vilafranquense foi Álvaro Curado (captain), Guedes (José Maria Guedes – que depois há-de fundar o Operário), Azevedo, Lopes, César; Edmundo, Elísio, Gregório, António; Garcia, José e Mariano.

Campo da Feira em 1910
Não se sabe quanto tempo durou o Clube, mas crê-se que terá dispersado com o aparecimento do Operário (1913) que inclusivamente lhe herdou o campo de Jogos. Não deixa ainda de ser curioso que no dia 5 de Outubro de 1910, o Campo de Jogos foi o palco da Aclamação da República, marcando o Futebol no Ribatejo como jogo de uma nova era.

Texto de:
David Fernandes
Técnico Superior da Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira

2009

Comentários