Operário Vilafranquense 2 x Benfica 0 - Homenagem a José Catinana

Sport Lisboa e Benfica 1955/1956

No dia 31 será prestada homenagem ao jogador José Catinana Júnior

Promovida pela direcção do Operário Vilafranquense, efectua-se no próximo dia 31 do corrente (feriado nacional) a festa de homenagem ao seu jogador de futebol José Catinana Júnior.

Atleta valoroso, que há mais de uma dezena de anos enverga a camisola "preta e branca" e à qual se dedicou de alma e coração, ele é bem merecedor desta homenagem que lhe vai ser prestada e será de esperar que nenhum desportista do nosso concelho e arredores faltará com o seu apoio e o seu "obrigado" a José Catinana.

Do programa, que está a serorganizado pela direcção do Operário, constará um encontro entre a reserva do Sport Lisboa e Benfica e a turma de honra dos alvinegros, além de outro jogo que também agradará à assistência.

"Vida Ribatejana" estará presente e associa-se a esta justíssima homenagem, enviando daqui um afectuoso abraço a José Catinana.

A.C.S.
Vida Ribatejana

26 de Maio de 1956


Catinana ao receber a medalha da A.F.Lisboa
Foto de Armando Baptista

A festa de homenagem ao jogador José Catinana Júnior, do Operário Vilafranquense

Começamos por felicitar a direcção do Operário Vilafranquense. pelo êxito absoluto da festa de homenagem que promoveu no dia 31 de Maio ao seu jogador de futebol José Catinana Júnior. De facto não seria de esperar maior brilhantismo do que teve tão, interessante festa.

De tudo o que se fez e passou, era sem dúvida credor José Catinana. Doze anos ao serviço duma colectividade, durante os quais ele nunca lhe negou toda a sua dedicação e saber, não poderiam ser esquecidos pela massa associativa do seu clube, nem pelas centenas de seus admiradores. E, assim, aconteceu. José Catinana deve ter sentido bem e a sua fisionomia não o escondeu, quanto era querido por todos os que com ele conviveram durante tanto tempo.

Para tão retumbante êxito, justo será destacar, a colaboração prestada pelo Sport Lisboa e Benfica; Grupo dos Empregados da Companhia dos Telefones (empresa onde trabalha    o homenageado);     Alhandra Sporting Clube e vários jogadores de outros clubes, alguns antigos adversários, quenão quiseram deixar de dar o seu leal abraço a Catinana.Entre esses, compareceram os antigos jogadores do Operário, Loureiro, Herculano, Américo, Amilcar, António Pedro, Janeiro e Veríssimo.

Presidiu a esta homenagem o sr. Paulo de Campos Elisiário, dirigente da A.F. Lisboa, vendo-se nos camarotes, entre outras pessoas, o sr. dr. Vidal Baptista, antigo presidente do Operário, a direcção do Alhandra Sporting Clube, os srs. José Ricardo Domingues Junior e Otto Glória, do Sport Lisboa e Benfica, e o nosso colaborador António Carlos de Sousa, que representava este jornal e o seu director.

O Programa Desportivo abriu com um jogo entre um grupo formado por empregados da Companhia dos Telefones e um misto de jogadores de clubes da nossa região.

Vida Ribatejana
09 de Junho de 1956
Os Telefones alinharam com Diamantino; Miranda, Inácio e Oliveira; Prates e Duarte; Fonseca, Constantino, Mendes, Tomé e Lopes. O misto com: Cruz (Operário); Félix (Povoense); Loureiro (Operário), Duarte (Povoense), Pichel (Alhandra), e Helder (Alverca); Peniche (Alhandra), Trindade (Povoense), Herculano (Benavente), Rato (Alhandra) e Simões (Povoense).

No segundo tempo o misto fez várias alterações, tendo alinhado Hermenegildo, Benjamim, Delfino, Amílcar e Alberto, do Operário; Américo do Caldas e António Alfredo, do Alhandra.

O jogo foi interessante de seguir principalmente na primeira parte e terminou com o empate a três bolas. Marcaram pelos Telefones, Mendes (2) e Constantino e, pelo misto, Rato, Pichel e A. Alfredo.

Arbitrou muito bem o sr. António Pedro Simões.

Com as quatro equipas participantes no festival, formando alas entrou no campo o homenageado, fartamente aplaudido pela enorme assistência. Depois, ao microfone, o sr. dr. Vidal Baptista, num vibrante e eloquente discurso, fez o elogio de José Catinana, traçando o seu perfil    de jogador, desde o Carcavelos até ao Operário, com passagem pelo Atlético, agradecendo também a todos que na festa colaboraram, o seu valioso contributo.

Depois, acompanhado pelas entidades presentes, desceu ao campo o sr. Paulo Elisiário que entregou a Catinana a medalha da A.F. de Lisboa. O homenageado, além de vários ramos de flores, recebeu ainda lembranças da Direcção e Secção de Ténis de Mesa do Operário; dos colegas de equipa; dos srs. João Vicente da Silva, João Francisco da Silva e José Maria Litrona. O presidente da direcção do Alhandra entregou a Catinana um lindo ramo de flores com palavras de sincero e franco elogio. Ao capitão da equipa do Benfica foi também entregue um vistoso ramo de flores, por uma gentil menina.

E, por fim, o grande Jogo da tarde. Aquele em que se defrontavam uma equipa de jogadores do Benfica e outra do Operário, com o concurso de alguns jogadores de outros clubes.

O Benfica apresentou-se com: Américo; Silveira, Rui e Serra; Araújo e Jorge; Palmeiro Antunes, Azevedo, Pedro Silva (Chipenda), Muralha e Fialho.
Pelo Operário alinharam os seus jogadores José Manuel, Bernardo, Soares, Feliciano, Catinana, Cordeiro, Pinto Simões, Torrão e Arsénio e ainda Vitor, António Pedro e Martin do Caldas, Orlando do Atlético, Medeiros do Oriental, Janeiro do Peniche, Rui do Tramagal, Veríssimo do Operário de Lisboa e Herculano do Benavente.

Bom jogo produzido pelos "pretos e brancos" que viram os seus esforços coroados com uma vitória por 2-0, golos de Rui e Torrão.

Os Benfiquistas jogaram com pouca ligação, actuando com excessivos individualismos, principalmente Fialho que parecia querer fazer tudo e acabou por desorientar-se.
Nestes, agradou-nos o trabalho de Américo, Araújo, Azevedo e Muralha.
Nos vencedores, onde todos actuaram bem, destacaremos apenas o ótimo trabalho de Vitor, que teve as honras da tarde, ouvindo no final uma prolongada ovação. Arbitrou o contento o sr. Virgílio Salgado.

E para melhor apoteose final, esta brilhante festa terminou com um excelente baile na sede do Operário abrilhantado pela "Orquestra Ideal" de Azambuja.

A.C.S.
Vida Ribatejana

09 de Junho de 1956

Comentários