Playoff, Época e Reforços 2020/21 - Entrevista a João Graça

Foto por Carlos Pedroso Fotografia
Vilafranquense disputa provas de acesso à II Divisão de Hóquei em Patins.
A equipa principal do Vilafranquense vai disputar, em Setembro, o acesso à II Divisão Nacional de Hóquei em Patins

A União Desportiva , Vilafranquense (UDV) vai participar nas provas preliminares por uma das três vagas de acesso à II Divisão da próxima época de hóquei-em-patins. Nove clubes disputam o lugar entre si num género de liguilha. A Federação dc Patinagem divulgou a lista das equipas, na semana passada, através de comunicado, que vão defrontar-se antes do arranque do campeonato da modalidade da próxima época.

"Dadas as circunstâncias é uma oportunidade que nós temos de tentar alcançar. É um objetivo que é comum ao grupo. Agora se nós analisarmos o que fizemos durante toda a época acaba por ser um bocado injusto. pois terminámos o campeonato, até à parte da Covid-19, com um jogo a menos. Ou seja. se nós ganhássemos essa partida passávamos logo para um lugar de acesso à II Divisão.
Acabamos, assim, com esta medida, por fazer os jogos com uma pré-liguilha, um género de play-off, para então depois disso disputarmos uma liguilha com adversários que militam nessa divisão que fizeram três ou quatro pontos numa época. É injusto. Estas equipas não deveriam ter hipótese de ficar na divisão" afirma João Graça, treinador da formação masculina de hóquei-em-patins da UDV, garantindo que a sua equipa vai "focar-se naquilo que foi proposto o tentar o melhor resultado possível e quem sabe alcançar esse feito".

De um confronto direto entre Marítimo, Vilafranquense e Boliqueime e também das restantes HC Maia, USC Paredes, HC Marco, Lavra, Mealhada e Cucujães, entre si, três destas equipas vão conquistar o tão desejado lugar no segundo escalão da modalidade. O treinador explicou-nos como é o processo: "O Marítimo e o Boliqueime são duas equipas com que vamos jogar antes de ir á Liguilha. Destas três equipas quem ganhar vai disputar o acesso à segunda divisão. Nesse ponto entram o entram o Mealhada, o Sintra, o Sesimbra e o Paço de Arcos B.

O primeiro triangular será no primeiro fim-de-semana de Setembro. Temos pouco tempo após ferias para prepararmos esses encontros em campo neutro no Seixal. Cada equipa faz dois jogos durante Sexta, Sábado e Domingo", explica, lembrando que a primeira derrota da UDV no campeonato foi, extamente em Boliqueime.

"Mas cá demos a volta e vencemos. É um excelente conjunto. O Marítimo é uma incógnita, porque não chegámos a jogar com eles esta temporada. É uma surpresa. Não conhecemos". resumiu o técnico, que assume que o grupo teve uma resposta positiva a esta novidade e está preparado para jogar o quanto antes, competindo, porque estão preparados psicologicamente.

Só na componente física tem de fazer alguma preparação, visto que tem estado parados há algum tempo. O Voz Ribatejana soube que os elementos que renovaram varam pela equipa de hóquei de seniores da UD Vilafranquense foram os avançados Alexandre Andrade, Duarte Garção, Fábio Barqueiro, João Pedro Carvalho, Leandro Guerra e Pedro Morais, o médio Dário Lourenço. os Guarda-Redes Diogo Cruz, Fábio Guerra e João Ribeiro; os defesas Hugo Morais e Tiago Oliveira (capitão). Continuam também, o seccionista Nelson Santana e o treinador João Graça.

O melhor marcador, do UDV em hóquei, o médio Dario Lourenço mantêm-se no clube. E há novidades! Duas novas contratações. Estando uma delas efetivada e outra em vias de conclusão. 'Todos os elementos renovaram praticamente ou pelo menos até já renovaram os mais utilizados. A novidade é que Temos dois reforços que vão fazer parte do grupo para ajudar nos próximos jogos. 
É um fator de motivação pata o grupo, técnicos e clube. Um posso já indicar que é o avançado Alexandre Silva, que era o capitão do Alenquer, que assinou pelo nosso clube, E o outro reforço ainda não está efetivado, mas está em vias de tal é médio e vem também do Alenquer. conclui João Graça, realçando a adesão dos adeptos e mostrando se convicto de que claque estará a apoiar equipa nos jogos previste para o Seixal.

Pavilhão Jose Mário Cerejo necessita de pequenas melhorias
 
O Pavilhão Jose Mário Cerejo, sede da União Desportiva Vitafranquense (UDV), que acolhe a modalidade de hóquei, necessita de pequenas melhorias, ao nível da pintura de uma das bancadas e do piso onde é efetuada em prática da modalidade.



"Nós queríamos pintar as bancadas e colocar um piso novo. A questão é que estas duas pretensões são muito dinheiro, mas se tivermos eventualmente alguns apoios e patrocínios para o fazer, caso contrário a pintura como não prejudica a prestaçáo em pista e o próprio piso é uma coisa com a qual já estamos habituados. Claro que quanto melhor o piso, melhor se patina. Não deixamos de saber patinar com o piso que temos. Agora se tivermos um novo, logicamente melhora toda a nossa performance", disse João Graça treinador da UDV.

O Voz Ribatejana sabe que "Não há dinheiro" e que, caso alguém ofereça as tintas com cor branca e cor vermelha, os "Piranhas do Tejo" oferecem-se para pintar a segunda bancada do pavilhão sem qualquer encargo para o clube, sendo que a primeira não necessita, porque já se encontra com as cores do clube e foi pintada o ano passado com a ajuda dos sócios.

Joel Balsinha
Voz Ribatejana

03 Junho 2020

Comentários