Sporting Club Vilaranquense

 Sporting Club Vilaranquense




O sport em Vila Franca, de que se não ouvia falar há muito tempo, levantou no ultimo mez uma celeuma de tal ordem que tem sido a palestra obrigatória de todas as conversações n'esta tão formosa vila ribatejana.

O assunto tem sido debatido com verdadeiro entusiasmo, defendendo os sócios do Sporting com verdadeiro amor à causa se propõe levar a efeito, e atacando os antagonistas, em columnas cerradas, a bela ideia desta associação e seu director, que por vezes, estas discussões têem chegado ao rubro e ao pugilato.

Como não estivessemos na posse dos segredos da direcção, resolvemos procurar o director do Sporting, para d'ele colhermos os dados precisos para elucidar-mos o público e desfazermos boatos que alguns mal intencionados aventam por sua conta, malevola e propositadamente, contra este Club e seus dirigentes.

Tivemos a feliz ideia de entrevistar o nosso amigo e distinto «sportsmen»,Sr. Júlio santos, presidente da direcção do Sporting, que amavelmente nos recebe e se dispõe a ouvir-nos.

- Sabe o que aqui me traz?... É o Sporting!
- Sim?... Pois esse Club ainda em princípio já merece a honra de uma entrevista?
- Certamente. E a prova de que merece, é que venho aqui cheio de curiosidade e interesse colher de viva voz todas as informações que v. me possa dar a esse respeito.
- Pois bem. Ahi vão todos os meus projectos, ainda que sou retrogado a entrevistas, ms como se trata de interesses locaes e sportivo estou ás suas ordens.
- Como foi que teve inicialmente este Club que tanto interesse está despertando no meio vilafranquense?
- Eu lhe conto. entre vários frequentadores da barbearia Goes & Goes lembrou-se alguém de propôr que se formasse um grupo de sport, ideia que foi acolhida com entusiasmo, sendo em breves horas um factoa organisação desse grupo que se formou com 23 sócios.
- E como é que v. se encontra nesse meio?
- É simples. Apenas por um gracejo d'um sócio que me perguntou se queria pagar a minha quota. Fiquei admirado de tal pergunta, pois estranhava que em Vila Franca houvesse esse grupo, e como sempre fui dedicado ao sport imediatamente fiz inscrever o meu nome como sócio.
- Mas v. hoje é o Presidente da direcção?
- Sim, sou porque os meus consorcios assim o entenderam dando-me essa honra, confiandos em que eu saberia corresponder-lhe à sua confiança.
- Mas v. pensou bem o trabalho proficuo e extenuante que isso lhe traz, e os desgostos que lhe podem sobrevir? Não está v. já farto de ingratidões?
—De facto assim. é, mas como o meio sportivo foi e será sempre a minha paixão, esqueço os agravos a passados para me lançar novamente de corpo e alma junto desta associação, para onde trago largos projectos para futuro.
- E...
- Vaí ouvir. Deve saber que eu nunca me acomodei com meios termos, tive sempre por tema, «ou vai, ou racha» e como me encontro acompanhado, na atualidade, por 85 sócios cheios de boa vontade e animados para o trabalho, não tenho medo que a minha ideia ráche, o que quer dizer, vai de vento em pôpa o meu projecto que em breve será um facto. Campo para foot ball, tennis, patinagem e de ninguém, já nós adquirimos graças à boa vontade dos exmos.srs. Frederico Chabelitz e José Pedro Tavares que da melhor vontade abraçaram a nossa ideia, prontificando-se a coadjuvar este Club dentro da medida das suas forças, e com todo o entusiasmo de quem deseja o bem desta terra e do desenvolvimento sportivo, que abraçam com ardor. Mas não pára aqui a minha fantasia, vai mais além; o rémo, a natação, gymnastica suéça e de aparelhos, emfim tudo quanto se relaciona com o sport.
- E com quem, conta v. para realizar o seu projecto? Tem algum capitalista?
- Não. Apenas conto com a dedicação dos vilafranquenses, trabalhando uns, frequentando outros os vários ramos de sport, coadjuvando-me amigos pessoaes, com a inscripção de socios protectores e com auxilio do comercio que estou certo não deixará de ajudar pecuniariamente esta iniciativa que trará a este jardim do Ribatejo frequentes visitas de colectividades, sportivas, animando assim com a sua presença esta terra e auxiliando monetariamente por sua vez aqueles que
nos auxiliam.

E quando nos dispunhamos a sahir, o nosso entrevistado, fez-nos sentir que tem profundo desgosto que as antigas colectividades sportivas de Vila Franca não vejam com bons olhos esta iniciativa, esperando que desapareça em breve essa
má imprsssão, que só mal intencionados e anti sportivos vieram semear neste meio, que lhes não será tão, fértil quanto desejavam, esperando que os verdadeiros amadores de sport não se deixem; embair por esse canto de sereias de soalheiro.

- E diga mais no seu jornal: a direcção do Sporting faz votos para que todas as colectividades vivam desafogadas e tranquilas prometendo tratar as suas congeneres com toda a sinceridade, dedicação e cavalheirismo.

Feitas as despedidas, do estilo deixamos o Presidente da direcção trabalhando com  nos estatutos, que interrompeu à nossa chegada,e que hão de reger o Sporting Club Vilafranquense.

Estão pois informados os nossos estimaveis leitores de tudo quanto pensa a direcção do Sporting, não podendo para o futuro haver equivocos e mal entendidos no meio sportivo vilafranquense.


Vila Franca de Xira, 21 de Maio de 1919

- in Vida Ribatejana nº65, 25 de Maio de 1919

Comentários