1957/09/07 Vilafranquense 2 x Alhandra 1

Primeiro Jogo Oficial do U.D.Vilafranquense
1
ª Jornada
Vilafranquense 2 - Alhandra 1

Vila Franca de Xira, 07 de Setembro de 1957
Primeiro Jogo Oficial do U.D.Vilafranquense

Principiou no último domingo o campeonato Distrital da 1ª divisão cuja jornada inaugural se verificaram as seguintes marcas:
Casa Pia 0 - Sintrense 2; Futebol Benfica 0 - Sacavenense 4; Alverca 1 - Operário 0; S.L. Olivais 7 - Palmelense 2; e Vilafranquense 2 - Alhandra 1.

No jogo efectuado nesta Vila - Vilafranquense e Alhandra - presenciado por um público bastante numeroso, verificou-se no fim da contenda a vitória tangencial do grupo da casa, a coroar a ligeira superioridade exercida ao longo dos 90 minutos.
Sob a arbitragem do sr. Henrique Heitor, os grupos formaram:
Vilafranquense - Dionísio; Benjamim e Arnaldo; Inácio, Soares e Feliciano (cap.); M.Matos, C.Alberto Bico, Torrão, E.Santo e Graça
Alhandra - Ribeiro; Agostinho e Pichel; André, Benavente e Veríssimo (cap.); M.Luís, Melo, Vasco, Pessanha e A.Alfredo

1º Tempo: 1-1

Aos 33 minutos, E.Santo inaugurou o marcador com a obtenção da primeira bola, ao aproveitar um espectacular falhanço de Benavente.
Aos 42 minutos, Melo, com um remate defensável, bateu Dionísio sem que este tenha esboçado defesa. Um brinde do guardião da casa.

2º Tempo: 1-0
Carlos Alberto Bico
À meia hora, a aproveitar uma insistência do seu sector ofensivo, C.Alberto Bico conseguiu fixar a marcação final. Será cedo demais para minuciosamente analisarmos a actuação dos elementos de ambas as turmas, já pelo início de época e porque o encontro, rodeado de grande expectativa, foi disputado além das máximas faculdades dos dois "onzes".
Não deixamos de destacar nos visitantes: Vasco, Ribeiro, André, Pessanha e Benavente.
Na turma Vilafranquense: soares, C.Alberto e Benjamim destacaram-se, tendo em Feliciano (no segundo tempo) o grande impulsionador para a vitória final.
A arbitragem com algumas deficiências, soube reprimir algumas entradas fora da lei.
Antes do inicio do encontro, com as equipas perfiladas, desceu ao rectângulo o sr. presidente da Câmara Municipal do nosso concelho, acompanhado dos presidentes das direcções dos dois clubes e do sr. tenente Gonçalves, do posto da G.N.R. local, tendo o ilustre presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e de Portugal.
Antes, porém, entre os capitães dos dois grupos foram trocados artísticos galhardetes.

O campeonato prossegue amanhã com os seguintes jogos: Sintrense - Futebol Benfica; Palmense - Casa Pia; Sacavenense - Vilafranquense; Alhandra - Alverca; e Operário - Olivais.

J.Oliveira
Vida Ribatejana

14 de Setembro de 1957

Comentários